Procure adquirir ninho feito com boa madeira, geralmente custam mais caros mas sua durabilidade é muito maior. As medidas aproximadas do ninho é : 35cm - comprimento; 20cm - altura; 20cm - largura. Não adquira se for menor que esse tamanho. O adequado mesmo é 40m - comprimento; 21cm - altura; 21cm - largura, mas deste tamanho não se encontra à venda.
O ninho possui uma divisão interna, que separa a sala (local onde ficam os ovos e filhotes), com o centro do fundo côncavo, para evitar a dispersão de ovos e filhotes, e a ante-sala, já de menor dimensão, onde ficarão os filhotes crescidos, quase prontos para deixar o ninho.
A separação entre sala e ante-sala é importante para não haver problema dos ovos e filhotes com poucos dias de vida passarem de um local para outro, acarretando a perda dos mesmos por falta de aquecimento.
Em alguns países e até em algumas regiões do sul do Brasil usa-se o ninho Vertical :
Coloque dentro do ninho uma quantidade parecida a uma mão cheia, de maravalha (serragem), que são lascas finas de madeira, que ajudará a manter os ovos seguros, dar conforto aos filhotes principalmente se o chão do ninho for liso, absorver a umidade proveniente das fezes e urina (evitando a proliferação de fungos), e facilitando a limpeza do ninho após o nascimento dos filhotes, bem como favorecer o equilíbrio térmico da ave. A maravalha é comercializada em pet shops, procure adquirir a de cor bege clara e de toque macio, pois existem algumas à venda que são lascas grosseiras e outras com cheiro (pois atendem também a quem cria hamster).
Dependendo da quantidade de filhotes e o tamanho do ninho, e havendo umidade constante decorrente das fezes, o melhor é trocar a maravalha semanalmente, raspando primeirante o fundo do ninho (sem lavá-lo) para retirar a sujeira.