ALOJAMENTO ADEQUADO
As calopsita podem ser criadas em aviários espaçosos ao ar livre , bem como aviários ou gaiolas em recinto fechado. Uma gaiola deve ser suficientemente grande para que a crista da ave não venha a danificar-se contra cobertura. Tenha em consideração que as aves adoram roer e que se escapam rapidamente se o arame do gradeamento não é suficiente grosso e resistente. Por esta razão, não faz grande sentido encher o aviário com plantas. É muito importante que estas aves tenham espaço suficiente para não danificarem as cristas e as caudas.
TEMPERATURA AMBIENTE
As calopsita são aves muito resistentes. Pode deixá-las no aviário ao ar livre, durante o inverno, desde que disponham de refúgio num abrigo noturno bem construído, que proteja das correntes de ar e da geada.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Tendo os cuidados apropriados, as calopsitas podem viver dez anos ou mais.
• Calopsita Mansa
Existem alguns procedimentos que devemos ser plenamente conscientes para mantermos nosso pássaro feliz.
O primeiro ponto que devemos considerar é em qual local devemos colocar sua gaiola. Deve ser um local que possamos observar o pássaro durante a nossa rotina diária. Deve receber iluminação natural, mas tenha muito cuidado se seu pássaro recebe sol diretamente, pois o excesso pode castiga-lo, os pássaros gostam de dormir logo que o sol se põe e acordar logo que amanhece, fortes correntes de ar devem ser evitados, para que o pássaro não resfrie. Outro cuidado é em ralação a deixar os pássaros na cozinha, este é um local insalubre e perigoso.
Se o pássaro se encontra fora da gaiola, tome cuidado com outros animais que se encontram no mesmo local, gatos, cachorros, é instinto natural desses animais perseguir e matar outros animais.
Sua gaiola deve conter elementos essenciais tais como recipientes para sementes, outro para farinhada, bebedouro e poleiros suficientes e em diversos níveis para que a ave se locomova de uma forma variada.
Devemos nos precaver com o local da gaiola e as plantas de interior que nosso pássaro possa entrar em contato, pois a maioria delas são tóxicas.
Se receberem cuidados apropriados, nossos pássaros permanecem sadios e se mostram felizes.
Uma vez em casa, desejamos que o pássaro se habitue a seu novo local, mantendo o na gaiola durante uma ou mais semanas, pelo menos até que esteja comendo bem e não demonstre nervosismo ou estresse. À noite devemos cobrir a gaiola para proporcionar um espaço de tempo tranqüilo durante o qual possa descansar sem ser molestado.
Se ele se encontra fora da gaiola, as janelas devem permanecer fechadas e preferivelmente cobertas com cortinas ou persianas, para que o pássaro não se choque durante um vôo.
Não é aconselhável soltar seu pássaro ao ar livre, mesmo os de asa cortada, pode acontecer de soprar um vento forte e será suficiente para que ele voe até o telhado ou para o vizinho, e ai cuidado com os outros animais.
Quando ele estiver fora da gaiola, cuidado são muito curiosos ele sairá investigando com o bico, moveis, fios elétricos, sofás, tudo que estiver a seu alcance.
Acostume sempre que você for de encontro ao pássaro fazer algum assobio antes para que este associe o som com sua aproximação, ele logo ira imitar seu assobio.
Se sua calopsita tiver suas asas cortadas, será necessário refazer a poda no mês de fevereiro de todos os anos, ou ficar atento com as penas que começarem aparecer no fundo da gaiola este também será um sinal para que fiquemos atentos.